segunda-feira, 2 de abril de 2012

São José possui a melhor rede de saúde da região

São José do Rio Pardo possui o melhor atendimento na área da saúde da região. A informação não é novidade para rio-pardenses nem para os moradores das cidades circunvizinhas.
Não é de hoje que o município é tido como referência no atendimento e tratamento de pacientes, além disso, possui um ótimo corpo clínico e uma rede de atendimento que é modelo.
No entanto, na última semana o jornal “Folha Rio-Pardense” publicou em sua primeira página que “São José tem o pior atendimento pelo SUS da região”.
 A notícia foi baseada nas informações do Ministério da Saúde que divulgou, recentemente, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012) que avaliou entre os anos de 2008 a2010 a infraestrutura da saúde de São José.
 A Secretaria de Saúde do município informou que já tinha conhecimento da informação e que já estava verificando a falha para pedir a correção dos dados.
Nesta mesma pesquisa informada pelo Ministério e publicada pelo jornal, cidades como Itobi aparecem melhores avaliadas que São José. Porém, é sabido, por exemplo, que por meio de acordo entre as prefeituras dos dois municípios, pacientes da cidade vizinha são atendidos aos finais de semana e aos feriados no Pronto Socorro local. Sinal de que além de atender os rio-pardenses, o sistema de saúde de São José tem condições de prestar serviços para a região. Esse é apenas um exemplo.
 Por isso a secretária de Saúde, Irene Maria Rondinelli Muradi, disse estar tranqüila quanto aos números divulgados. “Mesmo que os dados sejam de 2008 a 2010, eles não condizem com a verdade do município. Tenho certeza que há falhas nos dados comparativos e já estamos fazendo levantamento para que se faça a devida correção”.
 Lamenta, no entanto, que o jornal tenha se preocupado apenas em divulgar as comparações do Ministério sem sequer ouvir as explicações da Secretaria e da equipe de saúde que é responsável e capacitada para tirar qualquer dúvida.
 O executivo também lamenta que algumas pessoas contrárias a atual administração tenham usado as informações divulgadas pelo jornal nas redes sociais da internet com a intenção de denegrir a boa imagem da rede de saúde do município.
 Mas, felizmente, a realidade da saúde pública de São José do Rio Pardo é totalmente contrária ao que foi publicado e isso é visível. Os investimentos que ela recebeu ao longo dos anos sempre foram grandes e cresceu ainda mais na atual gestão.
 A quimioterapia e a hemodiálise finalmente começaram a funcionar, foi construído uma nova Secretaria de Saúde, com uma Farmácia ampla, arejada e mais humanizada. A Prefeitura também investiu em equipamentos e na melhoria do Pronto Socorro,foram contratados médicos e com isso diminuíram as filas de espera. Implantou-se o SAMU e está sendo construído um novo PPA no Vale do Redentor, um PSF no Natal Merli e está sendo concluído outro no Buenos Aires.
 Apesar disso, vale ressaltar que o Índice de Desempenho do SUS é um indicador síntese, que faz uma medição do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso e à efetividade da atenção básica, das atenções ambulatoriais e hospitalares e das urgências e emergências.
 Porém, de acordo com as informações do portal saúde, do governo federal, para realizar uma avaliação mais justa, a análise comparativa das notas do IDSUS devem ser feitas por meio dos chamados grupos homogêneos, ou seja, com cidades que apresentem características similares entre si, utilizando o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico; o Índice de Condições de Saúde; e o Índice de Estrutura do Sistema de Saúde do Município.
 Por isso, mesmo que tenham ocorrido falhas na alimentação do sistema do Ministério da Saúde, não dá para comparar a estrutura da saúde de São José do Rio Pardo com a de municípios menores como Tapiratiba, Caconde,Divinolândia e Itobi.
 Por fim, fica evidente que a publicação do recém-lançado tablóide foi maldosa e com fins puramente eleitoreiros. Ficou claro de que ele procurou atingir a imagem da atual administração tentando induzir a população rio-pardense a acreditar em algo que está distante de ser verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário